• Sono Reparador

A Melatonina e o Cortisol




O organismo humano durante o dia, funciona à base de cortisol, que deixa a pessoa bem-disposta e cheia de energia para enfrentar a vida, é também chamado de hormônio da sobrevivência.


À noite, durante o sono reina a melatonina, o hormônio do rejuvenescimento, reparador e antioxidante. Ela é responsável pela desintoxicação mental eliminando o que a mente recebeu, mas não lhe deu significado, limpando memórias e trazendo à tona resoluções de problemas.


A melatonina é um hormônio produzido de forma natural pelo corpo e é fundamental ao bom funcionamento do nosso metabolismo. Funciona como um hormônio que desempenha um papel na regulação da ordem temporal circadiana interna e é conhecida como o hormônio do sono.


A totalidade dos ritmos naturais do ser humano estão diretamente sintonizados com o sol e a alternância dia e noite. A melatonina só é produzida no período noturno e influencia o nosso ritmo de sono-vigília.


Quando algo não vai bem pode-se tomar melatonina sintética em forma de suplemento alimentar para regular o corpo, então ela é recomendada pelos médicos como a solução de quase tudo: enxaquecas, obesidade, doenças cardiovasculares, para ganhar massa muscular e até mesmo no combate de certos tumores.


Esse hormônio é indicado para pacientes que sofrem de insônia por ajudar no ajuste do relógio biológico do dia e da noite, porém deve-se atentar aos efeitos colaterais e sempre pedir orientação médica na possibilidade de acarretar confusão mental, tonturas, náuseas e dores de cabeça.


A boa notícia é que é possível obter um ritmo natural de produção desses hormônios, melatonina e cortisol, ao criar o hábito de dormir nos horários certos, conquistando de forma natural e com disciplina, a regularidade do Sono Reparador.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Janguruçu, 86 - Parque da Mooca São Paulo/SP - 03125-020

contato@sonoreparador.com.br  |  Telefone: 55 11 99982-8686

© 2020 Sono Reparador. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo escritório EDesign